21 de janeiro de 2013

O palhaço zé

Passada que está esta época festiva, onde o circo faz a delícia de miúdos e graúdos, mais uma vez, e cada vez mais se destacou uma personagem que dá pelo nome de palhaço zé.

O palhaço zé é um palhaço de profissão cujas características principais são o mau caracter, a falsidade, a covardia, é interesseiro, e acima de tudo não olha a meios para tentar atingir os seus objectivos.
É um palhaço que não dá muito nas vistas. O público não dá por ele e como tal até parece que não existe. Mas o certo é que ele está sempre à espera que os seus colegas de circo cometam algum erro para ele poder atacar.
Cheio de falinhas mansas, vai entrando aos poucos e vai-se dando a conhecer aos poucos ao público.

Entre cada atuação aparece para que não se esqueçam dele, mas sempre sem grandes alaridos para não espantar o público. Não arrisca nem um pouco, isso deixa para os outros.
Os outros palhaços, ao arriscarem para terem toda a atenção da plateia, cometem mais erros, e é isso que alimenta o palhaço zé. Sempre à espera do erro de alguém para dar o salto e morder a sua presa sem piedade.

Como um predador à procura da presa, vai cada vez mais fechando o cerco. Aparece cada vez mais, aproxima-se cada vez mais, confunde o público com alguns truques demasiado baixos para que os "colegas" o imitem, e vai levando a sua avante. O palhaço zé no seu melhor.
Os que realmente gostam do que fazem e que amam o publico, com a ameaça do palhaço zé, ficam muitas vezes confundidos e sem saber muito bem como reagir. E quando o tentam a teia é tão pegajosa e os ataques do palhaço zé são tantos, que para não magoar o público muitas vezes se afastam.

E aqui entra o palhaço zé. Ele é paciente e interesseiro, incapaz de inovar ou arriscar por algo novo. Mas nestes casos, quando a vitima está mais indefesa, quando a vitima se sente mais sozinha, ele ataca. Os seus ataques fortes são demolidores. O público, vítima, sente-se inebriado pela novidade, pela falsa força e tranquilidade do palhaço zé e deixa-se ir. Deixa-se envolver.

O palhaço zé caçou mais uma presa. E muitas vezes as presas vêm com bónus, vêm com recheio e aí a vitoria é absoluta.
Os outros sentem-se moribundos, pois tudo fizeram para conquistar o público e não esperam da parte deste a traição, o desinteresse, o desligamento. Sentem-se pois, traídos e sem forças para lutar.
Começam a cometer cada vez mais erros, parvoíces, tentam reconquistar o público da pior forma, mas é a unica que encontram. Por muito que tentem as reações são frágeis.

Por outro lado, o palhaço zé está tranquilo, mais uma conquista. Aproveita para ir gozando com os outros. Coloca cartazes na pista com determinadas frases, coloca inclusive imagens no palco, com a sua vitima para demonstrar o seu poder e a sua vitória.

Os outros sentem-se cada vez mais em baixo até que finalmente abandonam o circo e deixam-no só para o palhaço zé. O palhaço zé grita bem alto vitória. E faz questão de que toda a gente saiba, mas esquece-se que muita dessa gente é amiga dos palhaços derrotados.
Mas nem todos se afastam definitivamente. O público não merece isso. E o palhaço zé não contava com isso. Começa a cometer erros, começa a atacar sem cuidados e a deixar rastos por todo o lado. Mas o público continua cego.

O palhaço zé vai acabar por cair. A sua máscara, mais cedo ou mais tarde, vai desaparecer e por baixo dela se vai conhecer quem é verdadeiramente o palhaço zé e os seus interesses.
Os outros palhaços nunca baixarão os braços, nunca desistirão, e acima de tudo nunca, mas nunca abandonarão o SEU público.
O publico é a sua razão de viver, é o seu alimento e é por ele e para ele que acordam todos os dias. Nunca deixarão de lutar por aquilo que acreditam e pelo publico que amam.

O palhaço zé irá cair, o palhaço zé irá desaparecer, o palhaço zé tem os dias contados.

Nota para os meus leitores: todos nós vivemos num circo e num ou noutro momento das nossas vidas, quando tudo parece correr sobre rodas, deparamos-nos com um palhaço zé para ocupar o nosso circo e nos roubar o público que tanto amamos, mas que nem sempre damos a atenção que ele merece. Uns por uns motivos, outros por outros. Uns conseguem-nos, outros não.
Mas uma coisa vos digo, amigos leitores, se realmente amam o vosso público, e se realmente estão dispostos a ser diferentes, corrigindo os erros do passado para tornar o vosso circo o melhor do mundo, o meu conselho é NÃO DESISTAM NUNCA!!! Por muito que sofram, por muito que isso vos custe, não desistam nunca do vosso amor.
Não deixem os palhaços zés que existem no mundo, e são cada vez mais, ganharem a batalha.

Façam-no por vocês, pelo vosso público, mas principalmente pelo vosso circo!!!

11 comentários:

Ana Pinto disse...

Caro Paulo,

Identifico-me completamente com este seu texto. Mas não é fácil manter a serenidade. Sofre-se muito, mas muito mesmo.

Carlos Freitas disse...

E a nossa felicidade onde fica?

Ana Pinto disse...

Por amor somos capazes de tudo, do bom e do mau. A felicidade é subjectiva, quer se ame ou não.
No caso do Paulo, pelo que me dá a entender, e no meu caso, a felicidade é secundária quando amamos de verdade e intensamente.

PM disse...

Carlos, a nossa felicidade fica onde queremos que ela fique. Se a sua felicidade é ao pé da mulher que ama qual o mal de lutar por ela? Eu fa-lo-ei até à exaustão.

Ana, sem dúvida. A minha felicidade não existe enquanto ser individual, mas sim em conjunto com a mulher que eu amo e com o meu filho. Para mim nada faz sentido sem eles. É um passar do tempo, dia após dia, semana após semana, mês após mês...
O não estar com eles todos os dias é algo impossível de classificar em termos de dor. Não há palavras que possam descrever o meu sentimento. Por isso luto, muitas das vezes mal eu sei, por eles. E sei que nunca irei desistir da minha família. Por muito que o palhaço zé e os seus comparsas andem por perto e se queiram integrar eu irei sempre lutar por quem eu amo.

Desistir? Nunca!

Carlos Freitas disse...

Digo-lhe já que não aguentava metade do que parece que o Paulo tem aguentado. Por mim resolvia o problema com um barrote nos cornos desse fdp desse palhaço zé. A mim é que ele não levava a família.
Veria como ficava mais aliviado.

Sandra disse...

Que biolência...! :)

PM disse...

Carlos, não é que não merecesse, até merecia muito mais que isso, pois o mal que me tem feito... Mas isso não iria resolver nada, pois o amor que sinto pela mãe do meu filho é mais forte do que todo o mal que me possam fazer ou tentar fazer.

Anónimo disse...

Mas esse fdp ainda anda intrometido entre vocês?
Digo-lhe que me aconteceu exactamente o mesmo e só parei quado destruí toda a credibilidade do malandro que se intrometeu entre mim, o meu filho e a minha mulher.
A situação resumidamente foi, pouco após o nascimento do nosso 3º filho, a nossa relação arrefeceu um pouco o que é normal, mas ninguem nos ensina a evitar isso, só quando elas acontecem. Um colega dela de à muitos anos aproximou-se e tipo vampiro começou a dar-lhe a atenção que eu nao dava.
Foi o suficiemnte. Eu desci literalmente ao inferno e passei pelo esgoto. Mas nunca desisti. Tomei várias atitudes incorrectas, cometi erros até dizer basta, mas nunca desisti.
Esses vampiros fdp existem aos magotes. Conheci tantos casos desses durante o que me sucedeu. Metem nojo. Sò servem para destruir lares e só têm merda naquelas cabeças, mas têm a vantagem de saqber apanhar os pontos fracos das relações. Não constroem nada, não dão mais valias a nada, limitam-se a existir e a fazer sofrer. Normalmente, segundo uma psicologa onde andei, são pessoas com pouca capacidade inteletual que conseguem disfarçar essa situação muito bem usando artimanhas de frases afloradas mas q pouco querem dizer. Mostram-se sempre muito sipáticas e solícitas para todas as ocasiões. Raramente fazem ataques ao passado de quem tentam "conquistar" e poucas vezes falam nos ex. São asquerosos, falsos.
Não desista, caro Paulo. Provavelmente Vai ainda sofrer mais do que já sofreu até aqui, mas lute, dê tudo o que tem e o que não tem. Lute pelo seu amor, lute pelo seu filho, lute, usando as suas palavras, pelo seu circo. Eles merecem e vocÊ também.
LUTE!!! NÂO DEIXE DE O FAZER!!!

PM disse...

Caro Anónimo. Por norma não respondo a quem não se identifica, mesmo que essa identificação não seja real, mas a verdade é que a saga continua. A nuvem negra ainda paira sobre o meu "circo", tudo tentando fazer para o dominar. Acredite que essa "nuvem" é tudo isso e muito mais, e começa a revelar-se.
Acredite que não irei deixar de lutar. A minha maneira de ser de ser não o permite que faça. A defesa incondicional da minha família a isso me obriga.
Não irei desistir de quem eu amo. Nunca!

Uma amiga disse...

Estava eu sogadita a fazer um zapping, quando de repetente páro num canal em que falavam em traições, separações e outras questões do coração. E de repente... zás trás pás!!! Metem este blog na TV e começam a analisá-lo com uma psicológa.
Fiquei atenta pois identifiquei a situação e de repetente vejo PMateus e não tive dúvidas que este blog era teu, Paulo.
Não me vou identificar, mas conheço-te a ti e à IS. Sei de tudo, ou de muita coisa do que se passou e passa, e digo-te já de caras que és muito mais homem do que o tal de palhaço zé (que de zé tem muito pouco) alguma vez é ou será. E digo-te isto com conhecimento de causa.
Falámos pouco, mas conheço um pouco os dois lados e qualquer pessoa minimamente inteligente percebe isso em 5 minutos.
Faz-me inclusive impressão como a IS se foi identificar, se é que realmente se identifica pois tenho muitas dúvidas, com uma pessoa daquelas.

Não vou adiantar muito mais por ora, mas deixo-te um alerta, está atento, mas mesmo muito atento, ao que eventualmente se possa estar ou a vir a passar. Muito atento mesmo. Porque não confio.
E luta, luta pelo teu amor. Não desistas, não a abandones. Insiste, persiste. Vais sofrer mais do que sofreste até hoje, mas se é isso que pretendes vai até ao fim, até às últimas consequências, contra tudo e contra todos. Não desistas dela, pois não há nada mais lindo que o amor!

Bjs
Uma vossa amiga

PM disse...

O meu blog na TV?? Eh lá! ;) Bom... se for para ajudar alguém então posso dizer que já me sinto feliz com isso.
A minha intenção não foi apenas ir criando um diário dos meus sentimentos, mas também alertar casais para situações semelhantes pois fdp (desculpem a expressão) como o palhaço zé não faltam por aí. Eu tive o azar de apanhar um pela frente, mas ele, garanto-vos, que também teve muito azar de me apanhar.
Fiquem muito supreendido por alguém que me conhece ter identificado o blog pela tv e muito sensibilizado pelas palavras. Nem sei que te diga, a não ser que acredita que não vou desistir nunca da S. Não irei permitir que um bandalho qualquer se apodere da minha família e de tudo o quanto construímos em conjunto.
A máscara vai caindo aos poucos e um dia cairá em definitivo.

Bjs