22 de setembro de 2003

Forçado a calar-se?

Fiquei triste com o que vi ontem à noite! O site do "muito mentiroso" foi apagado.

A liberdade de expressão pode-nos ser retirada directa ou indirectamente. No primeiro caso "cortando-nos" as pernas impedindo-nos de dizer o que queremos. No segundo por tentativas de pressão. Acho que foi isto que se passou e que levou o "mentiroso" a limpar o seu "blog".

A demasiada visibilidade, e publicidade, que estava a ter, foi a morte do "artista" tendo a machadada final sido dada no Jornal da Noite de Domingo na SIC com a intervenção de Pacheco Pereira. Não que o Pacheco Pereira tivesse algo a ver com o caso, ele próprio disse que aquilo era tão absurdo que nem valia a pena perder tempo a falar do assunto. Mas o que é certo é que se falou.

Pessoalmente não via nada de mal no site, 99% do que lá se dizia não tinha base verídica absolutamente nenhuma, e os restantes 1% era o que toda a gente tinha conhecimento pelos jornais.

Não acredito que aquilo pudesse ser incómodo para alguém, nem mesmo os visados (apesar de achar que em alguns momentos o "mentiroso" abusou). Para alguém minimamente culto e inteligente, digo eu, era apenas um desvario de um anónimo que queria mostrar que sabia algo e afinal não sabia de nada. Faz-me lembrar um pouco o filme "Dossier Pelicano", talvez uma tentatica de um "Copy Cat" desse mesmo filme.

Mas o certo é que o "mentiroso" não aguentou a demasiada (mais do que ele esperava) exposição que o site estava a ter. Estupidamente alguém pensou que poderia estar a tornar-se incómodo. E o texto foi apagado.

O que eu penso sobre o caso Casa Pia vai contra quase tudo o que ele lá dizia. mas que raio! Aquilo era só "cumbersa". Teorias atrás de teorias. Histórias atrás de histórias. Será possível que alguém acreditasse naquilo? Será possível que aquilo alguma vez pudesse confundir as investigações ou que pudesse mesmo baralhar a opinião pública. será que alguém no seu perfeito juízo acredita nisso?

Provávelmente alguns visados até se sentiram ofendidos, mas era tudo brincadeira. Os portugueses aida agora se estão a habituar a estas coisas novas, como a internet e os "blogs" e há que dar o devido desconto.

Mas efim... as pressões e a exposição pública assustaram o "mentiroso" e acabou-se com um site que até dava algum gozo visitar.

Espero que brevemente ele diga: "I'll be back"!

Sem comentários: