26 de setembro de 2003

Arbitragens

Apesar de vir atrasado, este é um tema (infelizmente) sempre bem actual.

Às vezes o futebol português envergonha-me profundamente. É inacreditável o que se passou em Moreira de Cónegos. Não pode, nunca poderá um jogo ser decidido por um homem (notem o "h" minúsculo), que apesar de fazer parte do espectáculo, só lá está para poder ajuizar em conformidade com o que se passa.

Não acredito que o Santos não tenha visto o penalty sobre o Silva, e muito menos o atropelanço ao Polga. Um árbitro desta categoria (já começo a duvidar se realmente o homem tem categoria) não pode falhar (se é que foi falha) em situações tão clara como estas. Só me resta concluir que foi intencional.
E os auxiliares? O que andam lá a fazer? No penalty o fiscal de linha estava no enfiamento da jogada, e na falta que antecede o golo esta foi feita do seu lado.

Fora estes 2 lances, a arbitragem foi abaixo de medíocre, prejudicando uma e outra equipa.
Martins dos Santos tem vindo a baixar a qualidade das suas arbitragens. Onde está o árbitro severo, disciplinador e quase perfeito tecnicamente.
Desde a época passada tem mostrado menos cartões, mas em compensação tem errado muito mais.

Em Moreira de Cónegos armou-se em árbitro inglês, mas coitado, está a kms de distância deles. Tentou deixar jogar mas foi sempre infeliz, pois não marcou faltas quando as devia ter marcado, beneficiou sempre as defesas em detrimento dos avançados (excepto no lance do Polga), e no final ficou como sendo o homem do jogo. Infelizmente.

Nota negativa para o treinador do Moreirense. Aquele clube não tem culpa de ter um treinador assim. Então o homem foi dizer que mesmo que tivesse sido penalty ainda lhe estavam a dever 1 pelo jogo do ano anterior? Haja pachorra para estes "merdas". Ilucidativo de como vai o nosso futebol.

Lembro-me às uns tempos, num jogo da liga Inglesa, em que uma equipa marcou um golo após um adversário se ter lesionado e a bola não ter sido colocada fora do terreno, tendo o marcador do golo aproveitado-se da situação. O treinador dessa equipa, no final do jogo, pediu desculpa aos adeptos adversários pelo comportamento anti-desportivo dos seus jogadores e solicitou a repitação do jogo que até tinha vencido.

Aprendam senhores, aprendam!

Sem comentários: