6 de janeiro de 2014

Mais um ano

Olho para trás. Mais um ano. Muitos momentos, maus, bons… O que ganhei, o que perdi. O que conquistei, do que desisti…
Amanhã é outro dia…


Quase 3 anos... deixei de fazer planos à muito, ou melhor, deixei de fazer outros planos que não o de te reconquistar.

Curioso como as pessoas aproveitam a passagem do ano para estabelecerem objetivos, metas, decisões. Porque não o fazer durante o ano? É assim tão imperativo e necessário que seja feito nesta altura? É apenas mais um dia que se passa!
Não critico, mas custa-me compreender. Todos os dias tomamos decisões, ora certas, ora erradas. Objetivos sim. Aprendi que sem eles dificilmente conseguimos algo. Mas essa necessidade quase obsessiva de os termos de fazer na viragem do ano foge à minha comprensão.

Acredito que o errado seja eu, como em muitas coisas o fui/sou!

Sinto a tua falta! Mas sinto diariamente a tua presença! É isso que me mantém são, apesar das feridas que não fecharão nunca.

2 comentários:

Joana Ferreira disse...

Parte I - a mensagem vai ser longa mas senti essa necessidade.

Como muitos outros leitores deste blog também cá vim parar por ter ouvido o programa.
E quero dizer-lhe que acho incrivel a sua coragem, força e determinação, ao lutar por quem ama e pela reunião da sua família. Expor-se desta forma e expressar o que sente, só está ao alcance de alguns e sem dúvida que é de louvar.
Também já passei por algo igual, mas no meu caso provocado por mim. Após cerca de 6 anos de casamento e com 2 filhas bem pequenas, decidi abandornar o meu marido. O desgaste do trabalho, de ser mãe, o trabalho dele, o pouco apoio que ele dava em casa, e outras situações que já vinham de trás levaram-me a tomar essa decisão.
Saí de casa com as minhas filhas e deixei-o totalmente de rastos.

O pai das minhas filhas tem uma paixão doida por elas e elas por ele.
Pura e simplesmente desisti dele e juntei-me a outra pessoa que eu acahava que era melhor que ele. Tudo parece maravilhoso no início, até porque, e hoje reconheço o porquê, os homens tomam atitutes tão parvas e tão estúpidas quando saõ deixados que nos fazem ter um odio demais deles.
Fez burradas atrás de burradas. chateava-me constantemente a dizer que me amava, que queria que eu voltasse, etc, etc. A diferença é que apesar de contar a toda a gente o que se passava nunca teve a sua coragem de o colocar assim tão abertamente. Mas o amor que ele tinha por mim, acxredito que seja o mesmo que tem pela sua mulher, deixava-me atrapalhada e sem saber o que fazer. Eu reagia de forma, reconheço hoje, algo agressiva, ao que ele dizia que sentia por mim, pois raramente o meu companheiro da altura tinha esses gestos para mim.

Cerca de 2 anos depois o André estava um farrapo. Tinha tido várias mulheres, o trabalho não lhe corria bem e eu notava que quando estava com as filhas a sua felicidade não era a mesma, mas eu sabia que ele me continuava a amar apesar de eu pouco ou nada me interessar por isso, pois eu estava com outra pessoa.
Mas o certo é que o que parece nem sempre é. E a verdade é que mais tarde ou mais cedo as p+essoas revelam-se e nós, as mulheres, âs vezes também erramos, e o que via no André não me agradava. Para além disso, e apesar de as minhas filhas não se darem mal com o meu companheiro, quando viam o pai ficavam loucas e eu percebia que a felicidade delas era extasiante quando estavam com ele.

Isso, eu ter percebido que o que ele sentia por mim não iria passar nunca e saber que teria ali alguém que me iria amar para sempre independente do que pudesse acontecer, ver a felicidade das minhas filhas e perceber que o meu companheiro nunca me iria preencher como o André tinha preenchido nos nossos melhores anos, e eu própria ter percebido que apesar de tudo o André estaria ali sempre para mim, levaram-me a tomar uma decisão que não foi fácil.
Comecei a tratar melhpor o André (cheguei a tratá-lo miserávelmente mas, nós somos umas cabras quando queremos), comecei a pô-lo à prova em relação a determinadas situações e a verdade é que ele até se saiu bem :)
Mas são tão maricas os homens! Pouco pragmáticos, dão voltas e voltas a coisas simples, indecisos, receosos. Livra!!!
Mas eu hoje percebo. E também graças a algumas amigas e familiares que me fizeram abrir os olhos. Há homens assim. Há homens que quando amam é para toda a vida, e felizes das mulheres que tenham essa sorte. Eu sou uma delas.

O André portou-se muito mal comigo em muitas situações, mas nunca me traiu. Nunca me faltou ao respeito ao contrário de mim. E se alguma vez possa ter reagido com palavras menos bonitas foi de cabeça perdida. Não que com isto o queira desculpar. Errámos muito os dois e quem pagou foram as nossas filhas.

Joana Ferreira disse...

Parte II

Acabei por voltar para ele à umas semana atrás. O sentimento não é o mesmo de quando estávamos juntos, essa é que é a verdade, mas não me sinto mal. Pensei que fosse custar-me muito, e os primeiros dias foram complicados, mas ele sempre foi carinhoso e compreensivo para mim por isso as coisas estão a andar.

As minhas filhas estão super radiantes por verem os pais juntos de novo (o que elas falavam sobre isso) e isso para mim é uma força incrível para fazer que as coisas corram bem.

Não me arrependo do que fiz. Acho que foi bom para mim e bom para ele. Apesar do sofrimento que o fiz passar, que se estendeu às minhas filhas, eu precisava de fazer aquilo. Mas hoje percebo que talvez me tenha precipitado. Fui sair de um casamento que me estava cada vez a dizer menos, parea me juntar a alguém que conhecia à pouco mais de 2 anos, e que me foi "cercando" com falinhas mansas pois hoje percebo que se aproveitou da minha fraqueza. Atenção que não me arrependo de me ter envolvido com esse sujeito. Foi o meu porto de abrigo durante muito tempo, mas nunca cheguei a sentir por ele o que senti pelo André.

Fiz passar o André, apesar de ele ter provocado a maior parte das situações, por momentos muito maus. Tratei-o mal várias vezes, acusei-o injustamente de algumas coisas que depois vim a saber não terem sido provocadas por ele, mas achjei que fazia o melhor para mim.
Hoje percebo muito melhor os homens e agradeço ao André nunca ter abandonado os seus sentmentos por mim.

Eles são assim, amigas. Eu tirei o curso de psicologia e devia estar preparada para isto. Eu devia prever todos os comportamentos do André, mas não o consegui fazer. Graças a Deus ele manteve a es+perança que eu abandonei.
Odiei-o várias vezes! Desejei o seu desaparecimento, outras tantas! Armei-me em forte e quis acreditar que sózinha tratava das minhas filhas. Mas sem dúvida que a falta de um pai todos os dias (mesmo que devido À profissão dele nem sempre estivesse presente) é imprescindível para a felicidade das crianças. A falta disto vai-se refletir nos comportamentos futuros, não tenham dúvidas.

PMateus, não desista nunca da sua família. Esteja sempre presente quando eles precisarem de si, e acredito que já tenham precisado e continuem a precisar. Não se preocupe como tal "palhaço zé". As máscaras caem quando menos se espera :)
De certeza que o PMateus já fez muita merda, e vai continuar a fazer. Faz parte. Vocês homens são mesmo assim. Só percebem os nossos sinais quando dizemos basta e depois ficam a bater com a cabeça nas paredes a tentar perceber o que vos aconteceu. BURROS!!!!!!! Não deixem chegar a esse ponto. Mimem-nos! Digam-nos que não! Puxem por nós! Enfrentem-nos! E acima de tudo AJAM! Não se encostem às nossas decisões e tomem as vossas. NÓS E OS NOSSOS FILHOS E FILHAS, PRECISAMOS DE VOCÊS!

Uma ultima palavra para a sua ex mulher. Que burra que é. Só me apetece dar-lhe duas estaladas na cara.
Homens que amam assim não se encontram debaixo das pedras. Há muitos que o dizem, mas poucos que verdadeiramente o sentem. E esta coragem demonstrada aqui num blog que toda a gente pode ver ao contrario das redes sociais que podemos bloquear, é um verdadeiro hino ao amor.
Ele, o PMateus, pode ter feito muita burrada, e só posso falar do que interpretei dos textos que li e do que a minha experiência de vida e de curso me ensinou, mas este é realmente um amor por si verdadeiro e à prova de tudo. APROVEITE!

Para si PMateus, as maiores felicidades, e se é isso que pretende, então força, pois não há nada mais lindo do que amor, mas pode ser muito doloroso. Eu sei do que falo pois fiz o André sofrer muito.
Tudo de bom!